Vitrine_Post

Avante Renegados!!
Olha eu de novo para falar um pouco mais sobre nerdices pra vocês.
E hoje vim falar um pouco sobre evolução. Atualização de personagens

Como vocês sabem, nos próximos meses veremos alguns filmes que trarão gloriosos personagens do passado de volta a ativa, adaptados é claro, para o mundo do jeito que está hoje. Esse tipo de coisa não vem de agora. Personagens fortes sempre são reaproveitados de tempos em tempos, pois os mercenários produtores de Hollywood e derivados sabem que farão sucesso nas gerações atuais, necessitando apenas de algumas atualizações em seus conceitos e origens. Onde vimos isso acontecer de maneira bem sucedida? Acho que um ótimo exemplo é nosso amigo Robert Downey Junior Homem de Ferro. Que teve sua carreira nas telas iniciada em um seriado terrivelmente tosco e hoje é ídolo e mais líder dos vingadores do que o capitão américa.

IMAG_Post1_epic

Homem de Ferro nunca foi um poço de popularidade nas HQs, mas ele tinha sua história bem escrita e bons fãs comprando as revistinhas. A sua popularidade cresceu nos últimos anos entre os leitores, pois sua participação como personagem mais ativo nas grandes sagas de crossovers da Marvel, estava mais nítida. Aí lançam o filme. Trazendo a história de Tony Stark para os dias atuais, com as tecnologias atuais, e com uma personalidade que os produtores consideraram “moderna”. Pronto, algumas semanas depois, Iron Man era o personagem de HQ favorito do mundo. Aí está. Um personagem antigo perfeitamente atualizado para os nossos gostos. Eis o segredo do sucesso. Basta usar o próprio sucesso. Apenas atualize-o para os tempos atuais e tudo dá certo. Tendo em vista que os roteiristas de Hollywood estão mortos sem ideias para histórias originais, a pegada é essa. Ou adaptar um livro famoso ou um jogo famoso.

Eis um exemplo interessante: O Cavaleiro das Trevas. Bátema como sabemos é um personagem original do ano de 1939 em pleno início da Segunda Guerra Mundial. Desde então a sua origem já foi contada, recontada e contada de novo diversas vezes, seguindo linhas temporais oficiais nas HQs, universos alternativos, diferentes eras e multidimensões. Cada uma delas modificando um pequeno ponto ou outro para ficar mais de acordo com a sua época. Agora uma coisa é nítida. Batman é um cara que cansou de ver adaptações suas para o cinema. As primeiras ruins, as próximas, mais ou menos, e as próximas que não merecem ser comentadas

IMAG_Post2_EPQ

Mas eis que na nossa época, resolvem trazer o cavaleiro para o nosso mundo de trevas. E veja o resultado!

A Trilogia Nolan, traz um Batman real e sombrio como sua origem conta. E mostra um cavaleiro das trevas, e não um superamigo, o que é muito mais aceitável para a nossa realidade, daí (arrisco-me a dizer) o sucesso.
Mas uma coisa é certa:
Está aí um personagem saturado de tanto ser evoluído e atualizado. Aqui vai um exercício: Já pararam pra ver como era o Batman Original?

A imagem que temos hoje de tal personagem, ficou gravada em nossa memória da maneira como mais aceitamos, que é nada menos do que o “mais próximo da realidade”. Claro que muita coisa ainda é lírica, afinal os playboys milionários não ficam pulando de prédio em prédio com tanques de guerra. Eles estão ocupados atropelando ciclistas com suas Ferrari’s.

Mais um exemplo de personagens atualizado: Robocop (que o Cido não leia isso). Sim, pegamos um filme de um policial do futuro com a visão anos 80 e transformamos em um policial do futuro com a visão dos anos 10. Infelizmente o abuso do uso de personagens antigos neste ponto já pode ser até chamado de reciclagem de personagens, o que é muito triste para os fãs, pois o antigo ainda é considerado um personagem atual, sem a necessidade de atualizações. Veja Blade Runner, Indiana Jones, e the fucking STAR WARS!!!

Mas o foco é o que veremos a seguir. Duas novas atualizações ou reciclagens, não sabemos ainda, estão por vir e fazendo a cabeça de muitos nerds explodirem. A primeira delas é a de um grupo que segue exatamente o mesmo exemplo de Batman. Excesso de uso na cultura pop. Teenage Mutant Ninja Turtles, ou as Tartarugas Ninja. Meses atrás ficamos sabendo que haveria uma nova tentativa de cinema com as amadas tartarugas comedoras de pizza. Agora vamos relembrar por um momento a passagem delas das HQs até a última série de animação a ser transmitida pela TV. Tivemos 4 filmes com caras vestindo fantasias de tartarugas, uma série de desenhos animados (com a melhor música de abertura de todos os tempos), uma série com caras vestindo fantasias de tartarugas (com direito a crossover com os Power Rangers), alguns anos depois uma nova série animada que depois de algumas temporadas se transformou em um novo filme de animação 3D, e mais uma série animada de tartarugas no futuro, uma nova série em animação 3D e o mais novo filme do Michael Bay que todos nós esperamos, que mostrará: Caras fantasiados de tartarugas… com a Megan Fox.

Como bom moço que sou, tenho esperanças para este filme. Por mais que os personagens já estejam saturados, ainda não vimos como será trazer as fantasias de tartaruga para a nossa presente época. Só vendo pra saber.

E por último, um monstro gigante para todos governar. Godzilla. Eis um personagem que precisava urgentemente de uma atualização, afinal só conhecemos o lagarto, pelos filmes trash de tokusatsu, e pela tentativa de Godzilla que foi aquele filme em 98 com Matthew Broderick (que é ruim demais e ainda sim eu gosto).
O novo trailer do Godzilla mostra exatamente o que eu quero dizer com EVOLUÇÃO. Tranformar algo de uma época trash em algo que te deixa com medo.

Agora parem pra pensar, quantos personagens do mesmo estilo existem por aí mofando no baú do esquecimento que poderiam ser atualizados e evoluídos. E no entanto personagens gastos como Tartarugas Ninja e Batman continuam sendo usados a exaustão.

É isso aê pessoal! Sugestões, opiniões e xingamentos nos comentários abaixo!

ERIC_ASS