Sério… vocês já prestaram atenção na trilha sonora dos seus jogos?

Não é a primeira vez que que destaco em um texto a importância de uma boa trilha sonora em um jogo. Ajuda na Ambientação, na imersão e na beleza do jogo como uma obra prima completa. Mas além das trilhas sonoras originais, muitos jogos, incluindo grandes nomes das gerações que já foram e que agora estão, apostam em um estilo de musicalidade mais “Tarantinesco” se é que me entendem. Não são todos que tem acesso a uma trilha sonora completa e orquestrada com compositores e musicistas profissionais, e em alguns casos, sequer é necessário! Veja a seguir alguns exemplos de músicas famosas no mundo Pop e Rock, que adicionadas ao tempo certo em um determinado game, fazem a diferença assim como grandes trabalhos orquestrados fazem em outros gêneros de jogos:

Tony Hawk Pro Skater II
Esse jogo é recheado de trilhas sonoras boas!! Afinal de contas não há exatamente uma necessidade de se bolar uma trilha sonora original para jogos de esporte em geral. Tony Hawk sempre teve uma veia muito voltada para o Rock, daquela maneira skatista de ser. Bandas como Ramones, Papa Roach e Rage Against The Machine são comuns durante as muitas pistas manobras que compõe o jogo:

[ytp_video source=”X-9f5WAcUDs”]

Falando em esportes, sempre que pensamos em músicas ja famosas usadas em videogames, é impossível não lembrar de um certo jogo que lançado em época de copa do mundo por aqui, foi um sucesso inacreditável. Todos se lembram da série Winning Eleven, série esta precursora do tão famoso PES (que só não é melhor que FIFA). Esta sempre foi uma série que utilizou musicas famosas em nas telas e menus de seleção, mas nada, eu repito, NADA foi tão épico quanto a abertura de Winning Eleven 2002 para PS1.

[ytp_video source=”idJbX2Lqnk4″]

Queen é foda mesmo né?

Mas passando a frente, Existe um outro jogo que destrói nas trilhas famosas desde sempre. e não só isso, destrói-se muita coisa neste jogo por mera diversão…
A Série GTA contando a partir da 3° edição para PS2, trouxe algo diferenciado que foram as rádios no carro. os jogos contavam com várias rádios especializadas em estilos diferentes e em alguns momentos era possível ouvir um grande Hit entre um crime e outro.

Em GTA San Andreas por exemplo, é possível ouvir um pouco de Lynyrd Skynyrd – Freebird na rádio K-DST, enquanto se dirigia de uma cidade a outra ou até quando se voava em um caça roubado para cometer delitos mais rebuscados.

[ytp_video source=”J-BfLo00Dg8″]

Ou em GTA IV: The Lost and Damnd onde era possível ouvir o velho Bon Jovi enquanto se andava de moto na rádio Liberty Rock?

[ytp_video source=”ZSjZMsDqNW8″]

Mas sem dúvidas o mais lendário é um dos mais antigos. GTA Vice City, ambientado nos anos 80, permitia que você dirigisse seu carro contra os policiais ao som de Billie Jean na rádio Flash FM… sem palavras.

[ytp_video source=”ABZAWHtzTRM”]

Como podem ver, as músicas famosas marcam presença fortemente em alguns jogos. O que esperar desta geração nova, na qual tudo esta sendo trazido pra cá abrasileirado? Funk nas favelas de Max Payne? não duvidem…
lembram de alguma outra música famosa presente em um game? Comentem aí!!