EPIQUISIDADE_VGL_VITRINE

Avante renegados!
De volta a Epiquisidade Pura, vamos trazer a tona um assunto que todos já conhecem: Música! (mas espere aí, isso não seria então uma Jukebox Renegada?) Tem razão! Então vamos falar de games! (mas aí seria um X1 Renegado) Uhm… é verdade. Então, e se juntássemos os dois assuntos em um só com uma colherada de Epiquisidade? O resultado disso meus jovens, é nada menos do que Video Games Live!

Sim!! Vídeo Games Live, conhecida como VGL é um master fucking evento arrancador de lagrimas de gamers que roda o mundo todo tocando nada menos do que as musicas dos games!! A Vídeo Games Live começou a 9 anos atrás, como uma corajosa ideia do veterano da industria de games e compositor Tommy Tallarico. Seu principal objetivo era encorajar e divulgar a cultura dos jogos eletrônicos que tanto amamos. A ideia foi ridicularizada por uma série de produtores no início, mas misteriosamente, todos mudaram de ideia quando 11.000 pessoas deram as caras no Hollywood Bowl na primeira apresentação do Show.

Imagine só uma Orquestra sinfônica, acompanhada de solistas, coro, percussionistas, um guitarrista animal e com vídeos mostrados de acordo com a música tocada. Isso é a VGL. Um estado total de imersão que apenas quem foi, sabe descrever. Desde sua estréia, o Show tem rodado o mundo em turnês anuais e esgotando os ingressos por onde passa por mais de 9 anos seguidos. E no Brasil não tem sido diferente. A casa escolhida para o espetáculo é o HSBC Brasil, que comporta todos em confortáveis mesas em três ambientes diferentes, fora a pista para os menos afortunados.

VGL IMAGE 1

Este que vos fala teve a honra de ir ao supremo espetáculo no ano de 2012 e mais recentemente no dia 06/10/2013. Cara, vou dizer a vocês que embora tenhamos outras prioridades para nosso dinheiro e tempo, se você gosta de vídeo games, vale a pena gastar um tantinho a mais uma vez por ano pra assistir. Este ano resolveram começar com aquele coice na cara! As luzes se apagam, a orquestra se prepara, o maestro entra em cena e no telão um grande simbolo aparece, anunciando a música de abertura do show em 2013:

skyrim_dragon_with_texture_by_fullbashreturns-d4bdwdg

Simplesmente épico. este ano, Tommy Tallarico trouxe não só alguns dos grandes clássicos que não podem faltar, como também trouxe novidades ultra interessantes! A música orquestrada e acompanhada por Violão do upcoming Assassin’s Creed IV. Ou a música com vídeos nunca vistos de DOTA 2 e Destiny (dos mesmos produtores de HALO). Novidades que deixaram a galera bem animada. Mas os pontos altos sempre ganham na nostalgia… Sonic, Mario, Zelda e Metroid fizeram lagrimas pularem dos olhos dos gamers mais saudosos. A interação rolou solta com o público na montagem da set list que foi toda baseada nas sugestões tupiniquins deixadas na fan page da VGL. Rolou a boa e velha partida de Super Smash Bros no palco, é claro com a música sendo fornecida ali na hora ^^ e um dueto entre Tommy Tallarico e o campeão de Guitar Hero do evento ao som de The Pretender – Foo Fighters.

Essa VGL Também foi de comemoração, não só do festival em si que esta quase chegando a uma década de existência, mas a várias realizações que o senhor Tallarico tem conseguido nos ultimos tempos. Ele Sempre começa o show com aquele papo que traduz o que venho dizendo a um bom tempo (vide coluna anterior: Assassin’s Kids): “Algumas pessoas dizem que os games são só para crianças… Algumas pessoas dizem que os games são só um bando de Blips e Blups… E algumas pessoas dizem que os games são a razão da violencia. Sabem o que eu digo? Matem essas pessoas!!” Com base nesse tipo de preconceito em cima dos jogos, foi montado este show fantástico. Foi desacreditado no Início mas hoje é um sucesso em todo mundo. E mais uma vez a audácia de Tallarico volta a atacar na construção do primeiro Album de estúdio da Video Games Live. Como esperado, a ideia foi ridicularizada de início, taxada como inviável e ignorada pelos grandes produtores. O que fazer? Apelar para o poder do Kick Starter, e o poder em conjunto de todos os fãs do mundo. E em 2013 o senhor Tallarico vem anunciar orgulhosamente que graças a uma SIGNIFICATIVA ajuda BRASILEIRA, a meta no Kick Starter foi atingida, possibilitando assim a gravação do Album. detalhe para a música mais importante do álbum que é um dos temas do game Portal, Still Alive, que será gravada ao vivo e a chance de a versão gravada no Brasil ser colocada no Album é muito grande, afinal o próprio Tommy não esconde que sua platéia favorita no mundo, é a brasileira (sim, somos fodas!)

VGL IMAGE 2

Hoje a VGL não é só um show anual de musica, mas um evento que significa algo realmente importante para a comunidade gamística mundial. Um evento que promove interação, diversão e momentos de nostalgia pra toda a galera. Fica aqui a indicação para você fã de vídeo game ou de musica, ou melhor ainda, dos dois! E mais uma dica: Se for ao show do ano que vem, treine bem no Super Smash Bros e leve um sabre de luz. Nunca se sabe…

ERIC_ASS