A lógica golpeia mais profundamente que as espadas.

ERVITRINE MENOR

SINOPSE
Lorde Stark foi o verdadeiro responsável por seu triste destino? Que personagem merece ganhar a Guerra dos Tronos? Se o Inverno está chegando, quem ainda se importa em conquistar o Trono de Ferro? Essas e outras perguntas são analisadas em A guerra dos tronos e a filosofia, um fascinante estudo do ponto de vista filosófico de um dos maiores fenômenos da atualidade.

RESENHA
Primeiramente, se você quiser ler A Guerra dos Tronos e a Filosofia, recomendo fortemente ler a saga de As Crônicas de Gelo e Fogo. O livro é como um complemento à série, portanto ele contém alguns spoilers básicos.

O livro aborda questões como o julgamento moral, a honra, a questão do poder, a justiça, a cultura da sorte e do azar, entre muitos outros temas, e os compara, de maneira bem didática, com pensamentos filosóficos e acontecimentos históricos.

O livro é dividido em cinco partes:

  • Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre;
  • As coisas que faço por amor;
  • O inverno está chegando;
  • O homem que dita a sentença deve manejar a espada;
  • Espete no adversário a ponta aguçada

que são desmembrados em capítulos, escritos por diferentes autores. São apresentadas questões como Por que Joffrey deve ser moral se já ganhou o jogo dos tronos? ou Por que o mundo está tão cheio de injustiça?

“O mal moral é o tipo de mal que a humanidade causa por meio de suas decisões. Ordenar a decapitação de Eddard Stark e que o Cão de Caça matasse Mycah, o filho do carniceiro, seriam exemplos deste tipo de mal”

Recomendo muito a leitura deste livro para aqueles que adoram o universo criado por George R.R. Martin. O livro veio com o propósito de analisar os bastidores da Game of Thrones e tentar entender algumas atitudes dos personagens e o porquê de certos acontecimentos durante o enredo.

ANGOTF

O livro pertence à Coleção Cultura POP, que visa refletir sobre diversas obras da atualidade, como filmes, livros, séries, quadrinhos, de uma perspectiva filosófica de grandes pensadores, tanto atuais, como antigos.

ASSINATURAMIHO2@miho_renegados