ER | EXTRAORDINÁRIO

SINOPSE

August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

CRÍTICA RENEGADA

August é uma criança muito especial, que sofre de uma síndrome genética responsável por alterar as proporções de seu rosto. Apesar de ser um garotinho adorável, seu “problema” faz com que sofra com os olhares temerosos das pessoas tidas como “normais” e até com a insegurança existente consigo mesmo.

Mesmo sendo apenas uma criança, August já passou por diversas cirurgias na busca de uma melhor aparência, e já enfrentou situações de desconforto, de julgamentos precipitados e vergonhosos, coisas que muitos adultos sequer sonham viver ou presenciar.

Com o costume de se esconder, na tentativa de passar desapercebido, ou se tornar invisível, August adotou desde pequeno um lindo capacete de astronauta, e com ele aprende a lidar com seus problemas, mesmo que com uma pequena proteção.

tumblr_n557ghNCbm1rzgsy6o1_500

Sem nunca ter ido à uma escola, August se vê em uma posição complicada, na qual sua mãe decidiu mudar a situação atual do garoto, até porque ele não tem mais idade para viver de baixo das saias dela, e, provavelmente, não terá a proteção dos pais para sempre.

Mesmo tendo que se adaptar forçadamente a um universo desconhecido – o colégio – August enfrenta todos os problemas sozinho. Mostrando a criança inocente que ainda existe dentro dele e o quanto é difícil viver em um mundo onde todas as pessoas irão te julgar por você ser diferente do “padrão”.

Extraordinário te dará um banho de realidade, te passará uma lição de vida, da forma menos clichê possível.

extraordinario-frase

Extraordinário deveria ser um livro adotado por todas as escolas, bibliotecas, mães, por mim e por você. É um livro que te mostrará o quão lindo é viver, e que sua situação, seja qual for, em qual sentido ou em qual momento da vida, não diz quem você realmente é.

Extraordinário não será menos do que extraordinário.

AN_extraordinario

  • Miho

    Ah esse livro parece ser muito nhó <3

    • Ele é muuuuuuuito nhó, um nhó que você guarda pro resto da vida