ER | JOGOS VORAZES – A TRILOGIA

“Matar ou morrer! Não há escolha.”


SINOPSE

Numa nação chamada Panem, jovens de 12 a 18 anos são selecionados para lutar até a morte nos chamados Jogos vorazes. Katniss Everdeen se oferece para lutar no lugar da irmã, escolhida para o programa. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil, mas até onde ela estará disposta a ir para ser vitoriosa? Esse é ínicio de uma das melhores trilogias já escritas no mundo da literatura.

RESENHA

Muito tempo sem escrever + Gostar muito de um livro = Resenha empolgada e XIGANTE!
Resumidamente é o que vai ser esse texto.

Peço primeiramente para você esquecer sobre os filmes. Não que eles sejam ruins, não é isso. É que os livros são uma das melhores trilogias dos últimos tempos e por mais que uns achem os filmes bons ou ruins eles definitivamente não chegaram a altura dos livros.

_covers


Livro I – Jogos Vorazes

Como disse na sinopse, a história narra a vida de Katniss Everdeen. Uma garota que “manja dos Paranauê”. Mesmo sendo pobre uma pobre adolescente do distrito 12 e vivendo em uma ditadura, ela consegue alimentar toda a família, cuidar da mãe e da irmã, caçar para vender no mercado negro da cidade e além de tudo arrumar tempo para um namorico com um “amigo”.

Jogos vorazes é uma distopia muito bem trabalhada. Na PANEM, uma nação dividida em 13 distritos que trabalham dia e noite para abastecer uma rica e soberba capital. Anos atrás esses mesmos distritos se revoltaram contra a nação e iniciaram uma guerra civil. Tendo mais recursos bélicos e mais recursos financeiros, a capital conseguiu conter a rebelião e reestabelecer a paz. O castigo para os rebeldes? Além de terem que trabalhar mais ainda para abastecer os recursos da capital, os distritos participariam todos os anos dos JOGOS VORAZES!

Nos Jogos vorazes cada distrito fornece dois adolescentes, um garoto e uma garota de 12 a 18 anos para que através de uma competição mortal dentro de uma arena, um vá matando o outro até que haja apenas um sobrevivente.  Antes que você me pergunte, sim, essa é exatamente a resenha de BATTLE ROYALE. E sim, a própria Suzanne Collins assumiu usar Battle Royale de referência. Voltando para Katniss, para evitar que sua irmã seja a escolhida, Katniss se voluntaria como a escolhida do distrito 12 e vai participar dos tais jogos.

E é nesse momento que tudo começa a ficar bom, pois a carnificina rola solta. Tudo é feito com maestria e o quanto a capital é nojenta fica explicito para todos. A forma como as mortes vão acontecendo e a forma como Katniss consegue sobreviver, te deixam com um sorriso no rosto sabe, aquela vontade de mandar um “High Five”  pra ela.

couple-five

Mesmo sem querer, Katniss se torna um fio de esperança para todos aqueles que são contra a capital. E assim começa…

Livro II – Em chamas

Esse é um livro que resumidamente tem a única função de te preparar para o terceiro livro, que é o melhor dos três, mas ele faz isso com uma maestria chutadora de bundas. Katniss fica cada vez mais famosa como um grito de liberdade em meio a leis absurdas e ditatoriais. Várias pessoas já a enxergam como a líder para uma nova revolução contra a ditadura, dando a ela o apelido de “o Tordo”. O Presidente da capital fica impossibilitado de mata-la diretamente pois a transformaria em um mártir e a revolução estouraria mais forte do nunca. O que ele faz? Um ano após a participação de Katniss nos jogos, ele cria uma edição “especial” apenas com ganhadores. Sim meus amigos, Katniss está de volta aos jogos vorazes.

Durante a competição alguns ficam do lado da Katniss, outros tentam mata-la a qualquer custo. Quem você acredita ser o vilão se torna um amigo e quem você espera um amigo quer te cozinhar como um peru e oferecer para a capital no natal. Durante vários acontecimentos MOTHAFUCKAS nesses novos jogos, tudo muda de lado quando Katniss  finalmente pode dar a início a tal revolução contra a maldita capital.

PS: A Adaptação desse livro para o cinema é a melhor até agora (contando inclusive com o último filme)!

tumblr_m1kdtrcne91qfv4oao1_500

Lembra que eu disse que esse livro é uma preparação? Vamos ao grand finale.

Livro III – A Esperança

Katniss é finalmente integrada a revolução oficial e assume seu papel de “Tordo”. Novos acontecimentos, mortes, amor, ódio e esperança. Não, não mais um programa de casos de família e nem uma música do Legião Urbana. É o final de uma trilogia escrita de forma quase impecável.

Sabe o sentimento de que ninguém está seguro (inclusive a própria Katniss)? A revolução está a toda e a capital fazendo de tudo para ferrar com a vida de todos os distritos que apoiam de alguma maneira. Como diria nossa poeta Popozuda: É tiro, porrada e bomba!

Alguns acontecimentos te pegam de jeito. Sério! Você está preparado para o pior, mas ai descobre que o que você estava esperando não era o pior! Entendeu? Não né… então, você tem que ler o livro para tomar essa porrada junto comigo. Ao final do livro, você acaba percebendo que derrubar a capital, talvez não seja o único problema. Você se toca de que Katniss é ainda jovem para tamanho fardo e o final é justamente aquilo que você não espera!

Untitled-3

Pequeno comentário final

É um livro gostoso e rápido de ler. Sério! Não se contente só com os filmes não. Katniss é muito mais que o rostinho bonito da Jennifer lawrence. – E que rostinho =D

AN_JV

 

  • JOGOS VORAZES <33333333333333
    Ai ai essa trilogia dos deuses!
    A propósito, ótimas análises Mike.. e é isso ai, não se contentem só com os filmes.. os livros são incrivelmente perfeitos também!