“E por último preciso agradecer a pessoa que me ensinou o que é amor de verdade. Maria Eduarda pode passar Cem anos e eu continuarei te amando.”

480791_311201052327485_1145350611_n

Lucas é um adolescente que vive no interior de São Paulo. Atleta, mulherengo e popular em sua região, seu mundo desaba quando seus pais avisam que estão de mudança para capital.

Além dos pais e de seu inseparável cachorro Kalel, junto com ele vem uma tristeza de perder seus grandes amigos e a insegurança do desconhecido.

Quando Lucas começa a se habituar a sua nova rotina, conhece Maria Eduarda, uma jovem cheia de mistérios, que mudará a sua vida e o mostrará a um mundo que ele até então não conhecia.

O Quarto de Lucas o levará para dentro da intimidade de um jovem que descobre coisas novas a cada dia.

E não se preocupe, se você achar que tem algo em comum, é porque não é mera coincidência.

Decoraco-Geek-Objetos-Nerds-Estao-na-Moda-11

É com essa premissa que o Autor iniciante Marco Aurélio Dias nos leva a conhecer Lucas Martins, um adolescente comum de uma cidade do interior chamada Urânia que vê seu mundo virar do avesso com a mudança de sua família para São Bernardo do Campo. O legal é vermos e lembrarmos como tudo ganha dimensões exageradas quando se é adolescente, uma mudança de escola, o término de um namoro, tudo isso pode parecer o fim do mundo quando se tem uns Quinze anos de idade.

Lucas é um adolescente popular em Urânia, joga no time da escola, já ficou com metade das garotas da cidade, e apesar de ser tão descolado ele têm pelo menos duas manias nerds, adora ler, e escrever no seu blog. Alias seu autor preferido (que eu ia colocar aqui, mas preferi fazer surpresa), provavelmente vai agradar muito a quem ler! Muito ligado aos amigos, a família e ao seu fiel escudeiro Kalel (tem nome melhor pra um Labrador?), ele vai enfrentar alguns dramas, mas também terá grandes conquistas em sua nova cidade, e a maior delas é claro, Maria Eduarda (ou Duda para os íntimos), Maria Eduarda é uma menina meiga, porém distante e cheia de mistérios, some e aparece quando bem entende, e não se relaciona com ninguém além do nível da amizade.

Como é de desafio que a gente gosta, Lucas resolve que é com ela mesmo que ele quer ficar, e mesmo sendo a principio rejeitado ele persiste até conseguir o que quer. Porem é quando isso acontece que temos a maior reviravolta da história, se para Lucas mudar de cidade e ficar distante dos grandes amigos era ter o mundo de cabeça para baixo, é com o namoro e a descoberta do grande segredo de Maria Eduarda que ele vai ter de lidar como um adulto com verdadeiras mudanças, dessas que marcam para o resto da vida.

autor

A historia em si não traz nada de muito novo, conforme você vai lendo já sabe o que esperar a seguir, porem a forma que ela é passada trás algumas coisas bem contemporâneas como as postagens do Blog de Lucas, que leva o nome do livro, e conversas em redes sociais interligando as histórias, essa forma nova de se contar historias para adolescentes me agradou bastante e ainda se pode explorar mais esse tipo de narrativa.

A minha maior critica fica por conta da parte técnica, alguns erros de revisão, a diagramação e a formatação de forma geral não são das melhores, eu sei que é complicado editoras pequenas ou novas fazerem um trabalho impecável (nem as grandes fazem) mas têm coisas que pra quem é mais chato como eu incomodam um pouco, incomodam mas não ao ponto de interferir em como a historia flui.

A história ganha pontos por ser bem humana, e é claro que se você for o publico alvo dela, ou seja, um adolescente, vai se identificar bem mais com tudo que é narrado, mas se assim como eu você já passou dessa fase, vale a pena ler, e por algumas horas voltar a uma idade nostálgica, onde tudo era mais simples e nós complicados. Trata-se de uma leitura leve e rápida, que vai te distrair por uns cinco dias e te lembrar dos bons tempos de escola.

Veja as entrevistas e mais do trabalho do Marco Aurélio em seu site : www.oquartodelucas.com.br

E Curta a fan page: www.facebook.com/OQuartoDeLucas

O Quarto de Lucas
O Quarto de Lucas
Autor: Marco Aurélio Dias
Editora: Giostri
Categoria: Literatura Infanto-Juvenil/Literatura Juvenil

Ass_Bruno@bruno_renegados