1

Que beleza, 2013 terminando e junto dele se encerra um dos ciclos mais ÉPICOS deste ano. É isso mesmo, o Sr. Sidney Gusman junto com a Mauricio de Sousa lançaram no FIQ deste ano o ultimo Título da Graphic MSP de 2013. PITECO – INGÁ!!!

Sinopse

Em Ingá, o povo de Lem precisa migrar porque o rio próximo à aldeia secou. Mas o caçador Piteco não vai, pois decide resgatar Thuga, que foi raptada pelos homens-tigre. Nesta releitura inusitada e repleta de ação, o paraibano Shiko acerta em cheio ao misturar a sua origem nordestina à essência do homem das cavernas de Mauricio de Sousa.

9

Como será que eram os povos da pré-história que viviam aqui nas terras tupiniquins?? Lendo Piteco eu já acho que há milhares de anos todos viviam como os povos de Lem, de Ur e os Homens-Tigre. rsrs

Esta foi uma das releituras que mais me deixou ansioso quando vi o teaser. Mesmo não conhecendo tanto o personagem, achei que Piteco ia ser muito bem explorado, assim como Astronauta foi. Pensei que ia ser muito bacana ver o Piteco do Mauricio em uma aventura cheia de ação e dinossauros. Algo diferente e mais adulto (tirando a parte dos dinossauros, as expectativas foram superadas e foi bem melhor do que eu imaginava).

Graphic-MSP-Piteco

Shiko criou toda uma mitologia para desenvolver os personagens em Ingá. A união da ficção com elementos reais do folclore nacional e principalmente da cultura nordestina é sensacional (como a Pedra do Ingá, que realmente existe e fica no agreste da Paraíba, é um patrimonio arqueologico nacional muito importante). Todo o misticismo que há por trás dessas lendas foi muito bem explorado. Achei incrivel a forma como ele imaginou entidades como o Boitatá (M-Buantan) e a Caipora (Arapó-Paco).

Toda a história é bem dinâmica, como pede uma boa aventura. A arte do Shiko é muito viva, tudo foi pintado com aquarela o que torna mais sensacional ainda. Cada parte da HQ é digna de ser emoldurada. Todas as caracteristicas e a identidade de cada personagem é muito bem retratada visualmente. As cenas de ação e luta são fodas, tem bancadaria sem censura! hehe

ÉPICA, é assim que podemos definir esta obra prima de Shiko. O Sidão tem um feeling sensacional… Soube escolher um ótimo time de artistas e personagens incriveis para serem trabalhados por cada um deles.

shiko

Posso dizer que Piteco – Ingá fechou COM CHAVE DE OURO o primeiro ciclo das Graphic MSP. Shiko é um artista incrivel, uma pena que seus trabalhos não são tão conhecidos aqui no Brasil. Este selo da Mauricio de Sousa, além de trazer a nostalgia aos leitores antigos, fez muita gente talentosa mostrar seu trabalho para todos e dar margem para a evolução do cenário nacional de quadrinhos.

E é isso minha gente, ano que vem tem mais Graphic MSP, mais artistas excepcionais e muitos personagens queridos devolta em histórias épicas e inéditas!!

See Ya!

ASS