FIFA 14

Na ultima quarta-feira, dia 17 de julho, aconteceu um pequeno encontro mais reservado para apresentar as novas melhorias do FIFA 14. E o Renegados conseguiu estar lá pra trazer pra vocês a maior parte das novidades que o jogo traz. Zagalo que me perdoe, mas, o 14 deixa o 13 no chinelo.

Como já era de se esperar, com a nova geração de consoles e a copa do mundo no ano que vem, o FIFA 14 veio com força nas melhorias da inteligencia artificial dos jogadores, captação de movimentos, física em campo, ou seja muito mais realidade para quem joga o que transforma esse jogo em um verdadeiro “simulador de futebol”.

Realismo

Para entender melhor o que melhorou vamos voltar ao básico, as animações antigas que eram limitadas, como por exemplo “correr”, “andar” e “chutar”, sendo assim enquanto rodava a animação de corrida, no momento que o jogador usasse um chute, o jogo tinha que terminar a animação de corrida e engatar na de chute, para não haver quebra de animação (mesmo que ocorresse algumas vezes). Com a nova engine IGNITE e os novos processamentos, o movimento básico muda a animação é feita a cada passo que o jogador faz. Isso pode parecer nada, mas esse pequeno detalhe no muda toda a movimentação do jogador, deixando o mais fluida, real e com a resposta ao controle mais rápida também.

Jogabilidade

Imagine, se a animação é passo a passo, porque não torna-la variável? Aos poucos uma nova inteligência é construída detalhadamente para os jogadores. Por exemplo, numa corrida com a bola na vida real, o jogador corre e da leves toques na bola para a direção que ele vai. O que fizeram no FIFA 14 foi transformar a distancia que a bola vai na corrida em variável, ou seja, dependendo da qualidade técnica que o jogador tem, maior será o domínio de bola. Simples, mas faz toda a diferença no jogo, pois “cada passo é calculado” e “cada passo faz a diferença”.

Além disso, eles mudaram alguns padrões no jogo, como a marcação, que agora está mais próxima, os defensores ficam mais colados nos atacantes, evitando que seja muito fácil sair tocando e driblando qualquer um, mantendo a maior parte da briga no meio de campo, evitando o que eles chamam de “ping-pong entre as áreas”, tornando mais difícil o gol. Melhoraram a inteligência da defesa, evitando pequenos “bugs” como o jogador sair correndo para marcar alguém nada a ver, abrindo a guarda para um gol adversário. E agora, o time entende quando você esta com a intenção de aumentar a marcação e ele muda a tendencia e intensividade que o time inteiro vai marcar, ou seja, se o time vai jogar mais fechado ou mais aberto, isso depende do jeito que você vai jogar.

Mas não foi só a defesa que melhorou, o ataque também ganhou melhorias, como por exemplo agora para impedir o impedimento o atacante corre na linha da zaga, entre outras ações que agora são possíveis graças a nova inteligencia dos jogadores. Sem contar que você pode proteger a bola com o “left triger”do controle, impedindo que a zaga roube a bola no momento em que você esta dominando.

Modo Carreira

O Modo Carreira, esta com uma cara nova! Esta mais fácil de usar, com uma nova featture, a “Rede Global de Transferência”, que é uma busca de talentos. O legal dela, é que, como ela é realista, você deve mandar olheiros para todos os cantos, que vão achando talentos e em seguida enviando relatórios. Esses relatórios não são precisos logo de cara: quanto mais tempo o olheiro fica em cima desse talento, mais preciso o relatório de atributos vai ser. Você também pode gerenciar os seus olheiros de acordo com o que precisa como “um jogador ágil”, “um bom finalizador” e por ai vai.
Esses pequenos detalhes que te envolvem cada vez mais, fazendo com quem curte um jogo com uma pegada mais real, fique extremamente satisfeito com o resultado.

Novas Features

Foi implantado um modo chamado “Jogos de Habilidade”, que consiste basicamente em um treino: são três mini games pra você testar suas habilidade como “chutes e passes”, “corridas e dribles” e o ultimo (muito divertido por sinal) “goleiro”.
Eles funcionam mais ou menos assim:

1| Nesse primeiro mini game, o objetivo é o treino de passes e chutes. Ele funciona assim, usando a imagem como guia, vocês verão que tem vários gols ao redor de um jogador, um desses gols irá ascender e alguém irá chutar a bola para você, e o objetivo é acertar o gol que ascende. a velocidade dos toques vai aumentado gradualmente e tudo é marcado com uma pontuação.verão que tem vários gols ao redor de um jogador, um desses gols irá ascender

Minigame1

2| No segundo mini game, ele parece os treinos que aparecem nos programar de esporte quando mostram os jogadores treinando. Basicamente são obstáculos onde você tem que atravessá-los sem perder o domínio da bola.

Minigame2

3| E o terceiro mini game (muito interessante por sinal), você é o goleiro, e tem vários canhões soltando bolas, seu objetivo é simples, defender o máximo possível, dentro do gol tem um muro de paralelepípedos que caem com o contato da bola, quando o muro inteiro cai, acaba o jogo, e você vê o seu score.

Minigame3

Pra finalizar, queria dizer que eu nunca fui um grande entusiasta de jogos de esporte, e mesmo não conhecendo muito os controles, na hora quanto eu tive a oportunidade de jogar senti muito fluido e simples de jogar, me diverti bastante. Sinto também que por ser um jogo mais “realista”, isso pode ser que incomode certas pessoas por achar os jogadores mais pesados, não sendo tão “overpower”.
Deixo aqui meus parabéns para a EA que fez um excelente trabalho com esse jogo (que ainda não estava completo quando eu joguei), ainda existe muita coisa nova no FIFA 14 que eu não falei, mas foi isso por enquanto o que mais me impressionou.

OBS: E vou estar torcendo para quando sair o jogo o Corinthans já tenha liberado imagem, já que estava com problemas contratuais.
Para quem se interessou no jogo, ele entrou hoje (19/07) em pré-venda, esta por R$ 59,90 por meio da Origin.

Ass_Dza