CAPA2_RR4

É com muito orgulho e dor de cabeça que vou falar dessa pessoa muito especial, que sem dúvida se destacou no mundo da cerveja e dos “beer sommeliers”.

“Mas Dza, eu não sabia que Michael Jackson bebia cerveja? Achei que ele só comia crianç…”

OPAAAA!!! É ai que você se engana! Não é desse Michael Jackson que estou falando. Estou falando do inglês que ganhou o título de “Beer Hunter”, um dos maiores (se não o maior) “beer sommeliers” da história!

Ok, vamos começar explicando o que exatamente é um “beer sommelier”. Para quem não sabe “Sommelier” é um profissional especializado, encarregado em conhecer sobre bebidas. Os mais comuns são os de “sommeliers de vinho”, são eles que montam as cartas de vinho em restaurantes mais “abastados”, cuidam das adegas e também são responsáveis por indicar uma boa harmonização para os pratos, harmonização para quem não sabe, é quando se escolhe um prato que combine com sua bebida. Hoje em dia é comum você encontrar “sommeliers” de Cerveja, principalmente agora com esse “hype” das cervejas importadas no Brasil.

MJ7_2

Voltando dessa breve explicação, quem era esse homem com o mesmo nome do Rei do Pop? Além de um grande apreciador de cervejas, Michael Jackson era jornalista e autor do livro “The World Guide To Beer” lançado em 1977, onde ele categorizou por estilo 500 marcas de cervejas clássicas com base na cultura e tradições de cada região.

Nos EUA, seu livro causou forte influência no mercado de cervejas, e seu trabalho foi responsável por boa parte da popularização da cultura de micro-cervejarias no país, o que pode transformá-lo em responsável pelo surgimento de milhares de novos estilos de cerveja.

Michael Jackson, também foi apresentador do programa documentário que foi nomeado com o seu título na época: “The Beer Hunter”. O programa é excelente, e extremamente informativo, eu recomendo fortemente se você quer conhecer mais sobre cervejas, seus estilos, histórias, e curiosidades. A série tem 6 episódios de 25 minutos e foi produzida pelo Discovery Channel em 1989 (sim, bem “hipster” a parada), cada episódio fala de uma região, seus estilos e culturas, visitando suas cervejarias e entrevistando cervejeiros, fazendo degustações e explicando sobre seus processos.

Os programas estão completos nos youtube, quem quiser assistir os links dos 6 episódios estão abaixo:

The Beer Hunter – Episódio 1
The Beer Hunter – Episódio 2
The Beer Hunter – Episódio 3
The Beer Hunter – Episódio 4
The Beer Hunter – Episódio 5
The Beer Hunter – Episódio 6

É isso aí seus bêbados, eu fico por aqui, espero que tenham gostado. Fiquem a vontade para criticar, acrescentar, corrigir, falar mal, trollar, me xingar, dar like, comentar, dizer “oi”, ou chamar pra uma cerveja.

Abraço e…
PROST!

ASS_DZA