RESENHA: STAR WARS O CÓDIGO DO CAÇADOR DE RECOMPENSAS

Título: O Código do Caçador de Recompensa
Editora:  Bertrand Brasil
Páginas: 160
Skoob: adicione à estante
Compre: Submarino

“VOCÊ TEM O LIVRO. A CAÇADA O ESPERA. AGORA VÁ TRABALHAR!

NOTA:NOTA_3

O Código do caçador de recompensa trata-se da mais recente publicação da editora Record sobre o gigantesco universo de Star Wars. Da mesma série que lançou o Livro dos Sith e o Caminho Jedi, este volume desta vez traz com detalhes o universo dos caçadores de recompensa. Casta de personagens que apesar de sutil, sempre fez presença na franquia Star Wars. O Livro nos traz um manual completo de regras costumes, dicas, e informações de campo para o caçador de recompensa iniciante, tendo sido escrito por diversos membros da ilustre Guilda dos Caçadores de Recompensa e atualizado com novas informações por outros membros com o passar dos anos. O volume ainda conta com anotações a punho feitas por caçadores importes como Bossk e Dengar e lendas como o próprio Boba Fett.

   A obra foi escrita pelo mesmo autor dos volumes anteriores (Caminho Jedi e Livro dos Sith) e o objetivo é explorar e expandir os horizontes dos fãs de Star Wars sobre o universo e sobre alguns dos marcantes personagens presentes na história. O código dos caçadores de recompensa tem um ponto muito forte: Convencer o leitor sobre qual universo ele está naquele momento. Tanto pela parte gráfica quanto pelo conteúdo do livro, é possível imergir totalmente no universo dos caçadores como um iniciante buscando informações para iniciar na profissão. A linguagem fácil e direcionada para os noobies deste universo torna a leitura interessante quase como um jogo, onde o objetivo é passar por aquela parte para ver o desafio ou tarefa que te aguarda na fase seguinte. Além de conhecer muito mais sobre um universo basicamente escuso tanto na nova quanto na antiga trilogia de Star Wars, de quebra o leitor aprende o que é necessário para se tornar um bom caçador de recompensas. O Interesse aumenta graças à interação com personagens famosos que a todo o momento conversam com o leitor através de anotações e rabiscos sobre determinadas partes do manual. Chega a ser engraçada a contradição dos personagens para com algumas passagens do manual, pois em certos momentos, o autor original indica que se use um equipamento X e ao lado temos um rabisco de Boba Fett dizendo “Equipamento X não presta, use o Y”.

DSC_0565O livro na verdade é uma grande propaganda a Guilda dos Caçadores de Recompensa e o manual consiste em convencer o caçador novato do quão maravilhosos e facilitador será se ele se tornar um membro e pagar todas as anuidades em dia! É uma pena que os caçadores lendários não concordem nem um pouco com essa ideia e tentam levar o leitor para o lado de “Use a guilda para evoluir, depois siga o seu próprio caminho”. Esse nível de diálogo, não interno, mas com o próprio leitor é difícil de ser encontrado por aí. As ilustrações do livro e o tipo de fonte usada nos títulos e subtítulos, mantém o padrão usado nas obras anteriores e até mesmo nos filmes nas poucas vezes que vemos algo por escrito, mantendo ainda mais a ambientação com o universo. Cada capítulo do livro é escrito por um membro da Guilda de acordo com a sua área de atuação, desde experientes caçadores até o chefe do depósito de armas, e contém fotos de cada um deles.

imagem 2

A meu ver o único ponto negativo do livro é sobre a parte de trazer novos leitores ao universo Star Wars, pois quem de fato não conhece bem a franquia, e saliento o Conhecer BEM, dificilmente se interessará a ler o livro inteiro, devido ao alto teor de informações “técnicas” sobre universo e nenhum diálogo com exceção das interações dos personagens. O Código do Caçador de Recompensa: Recomendado para fãs!