BANNER2

Fala seus bêbados!

A partir de hoje a cada 15 dias estarei aqui dividindo a minha ressaca “sabadal” junto com vocês, e de quebra falarei algo sobre minha bebida favorita, a cerveja.
Então prepare seus copinhos porque hoje é dia de RESSACA!

Hoje vamos falar sobre estilos de cerveja, e como existem MILHÕES deles, irei falar apenas sobre algumas mais conhecidas, e se gostarem eu me aprofundarei mais.
Bom basicamente podemos fazer a primeira e maior divisão, que são as cervejas de Baixa Fermentação (Lager) e de Alta Fermentação (Ale), então vamos começar pelas mais básicas:

AS LAGERS:
As Lagers são cervejas geralmente de nível alcoólico mais baixo, e se você quiser pagar de entendedor pode falar que são “cervejas de fermentação a frio (varia de 6º a 12º)”, para situar um pouco a famosa cerveja “Pilsen” que todo mundo fala é uma Lager. Dentro da categoria Lager existem alguns estilos:

PILSNER (PILSEN ou PILS):

Você já deve ter ouvido falar desses nomes, pois é, acontece que as cervejas populares se vendem com o nome de “Pilsen”, mas a verdadeira Pilsner vem da República Tcheca e é uma cerveja suave e levemente amarga por causa do lúpulo (para quem não lembra, o lúpulo é um dos fatores pra deixar a cerveja amarga). Se você for tomar uma, tome a Pilsner Urquell, foi a primeira e até hoje é a melhor referencia de Pilsen.

AMERICAN LAGERS:
Essas sim são as populares, as que bebemos por ai, geralmente são mais aguadas, e no Brasil, há grandes chances de em vez de ser feita cevada pode ser feita de cebola como a maioria das cervejas de grande escala.

PREMIUM:
As Premium tem mais malte e mais lúpulo que as Lagers normais, por tanto são um pouco mais fortes e com o sabor mais aparente. Nem sempre ser “Premium” é grande coisa o nome muitas vezes engana, a Heineken é uma Premium.

HELLES:
As Helles são menos lupuladas e mais maltadas, por serem mais maltadas seu sabor é mais doce e geralmente muito leves e fáceis de tomar. Se for tomar, tome uma Weihenstephaner Original que para quem não sabe, é a cerveja mais antiga do mundo produzida até hoje.

DUNKEL:
Para quem não sabe Dunkel significa “preto” ou “escuro” em alemão, portanto Dunkel são cervejas escuras um pouco avermelhadas, seus maltes são geralmente caramelados, portanto bem mais doces que as cervejas mais populares. Uma alternativa barata e boa é a Eisenbahn Dunkel.

SCHWARZBIER:
Cerveja bem preta mesmo, geralmente ela é puxada para o café e cacau, apesar de ser suave deixa um amargo na boca, isso por causa do malte que é tostado que da aquela sensação de bebida “seca”.

MALZBIER:
Cerveja bem doce, em alguns lugares nem é considerado cerveja e sim um energético, por causa da quantidade de açúcar e pouco álcool que tem nela. Pra ser sincero, não consigo gostar.

AS ALE (se pronuncia “Eiöl”):

Aí estamos começando a falar minha língua, as Ales são cervejas mais fortes e são chamadas assim por sua fermentação atingir temperaturas mais altas que as Lagers (varia 15º a 24º). Por serem mais fortes e ter um preparo mais complexo, a diferença dos sabores é muito mais evidente e são elas que te conquistam a conhecer mais sobre cerveja.
As Ales por serem mais complexas e seus sabores mais destintos também tem mais sub-estilos, portanto, não vou conseguir falar de todas, mas falarei das principais.

PALE ALE (se pronuncia “Peiöl Eiöl”, não “Pale Ale” pelo amor de Odin):
Pale Ale pra quem não sabe é Cerveja Pálida, ou seja uma cerveja de alta fermentação clara. Mas então, aí começa a putaria, você tem no mínimo 5 sub estilos de Pale Ale que são:

AMERICAN PALE ALE:
Não são extremamente alcoólicas, mas são mais que a maioria das Lagers, meio lupuladas e com malte aparente.

BRITISH PALE ALE:
Também são chamadas de Bitters, são bem mais amargas e muito saborosas (um dos meus estilos favoritos)

BELGIAN PALE ALE:
Geralmente as cervejas belgas usam lúpulo envelhecido, isso faz ele perder o amargor e deixar a cerveja mais doce, então a Belgan Pale Ale, é próxima da American Pale Ale só que levemente mais doce.

BELGIAN BLONDE ALE:
Também conhecidas como Golden Ale, elas tem as mesmas propriedades das Belgan Pale Ale, só que são bem mais alcoólicas e mais doces. São chamadas assim por causa da sua cor dourada.

INDIAN PALE ALE:
De longe meu estilo de cerveja favorito! Tem o apelido de IPA e os mais frescos pronunciam “Ai Pi Ei”, ela é uma cerveja extremamente lupulada, ou seja seus amargor é absurdo, geralmente bastante cítricas também. Ela faz tanto sucesso que existe o IPA Day (03/08), e ela tem uma história muito legal pra contar para seus amigos no bar:
A IPA ela é foi criada na Inglaterra, ela surgiu da Pale Ale tradicional que sempre que transportavam nas viagem Inglaterra/Índia ela estragava, então eles começaram a injetar doses de Lúpulo para aguentar a viagem, pois o lúpulo é antibiótico e antibacterianos. Até que chegaram em doses cavalares de lúpulo e virou a IPA (Indian Pale Ale), que era a unica cerveja que sobrevivia as viagens de navio naquela época.

AMBER ALES:
Essas cervejas, são de maltes caramelo, a cor ela é mais alaranjada, por isso se chama Amber Ale, geralmente são mais doces, apesar de ter algumas exceções como a Anderson Valley Amber Ale, que na minha opinião é fodástica.

BROWN ALE:
O nome ja diz, cerveja marrom, geralmente malte tostado ou defumado, duas cervejas que que você deve tomar desse estilo, a primeira é a Brooklyn Brown Ale, e a outra, uma das mais favoritas Hazelnut Brown Nectar da Rugue que é feita de avelã, simplesmente sensacional, diferente de todas cervejas que eu costumo tomar, recomendo fortemente.

RED ALES:
Também conhecida na Irlanda como Irish Red, ela é bem avermelhada e geralmente são suaves com um gosto de tostado no final.

DUBBEL:
Essas cervejas são chamadas assim porque se se coloca o dobro da quantidade de malte de uma cerveja comum, ou seja, quando você ler Dubbel em qualquer rótulo saiba que é uma cerveja doce.

TRIPEL:
Assim como a Dubbel, a Tripel trabalha com mais malte, só que em vez de o dobro é adicionado o triplo, geralmente são cervejas bem frutadas, ideal para você comprar para aquela menininha que gosta de bebida docinha.

QUADRUPEL:
Quem não sabe brincar, não desce pro play. Essas cervejas são adicionada QUATRO VEZES mais malte que uma cerveja normal, lembrando que quanto mais malte, mais alcoólica é a cerveja. Algumas são bem difícil de tomar por serem muito doces e muito alcoólicas.

STRONG GOLDEN ALE:
Lembra da Belgian Blonde Ale? Então, basicamente a mesma coisa, só que bem mais alcoólica e mais encorpadas, podem chegar a 10,5% de álcool, uma garrada de 600ml, dependendo do seu peso, você vai pro espaço!

STRONG DARK ALE:
São cervejas escuras com o teor alcoólico muito alto, chega a 11%, geralmente são doces e tem um gosto meio caramelo, a primeira vez que tomei uma Delirium Nocturnum minha cabeça explodiu, recomendo fortemente a Chimay Blue (azul), é uma cerveja que você consegue harmonizar com trufa de chocolate, o álcool forte nela faz a trufa parecer um bombom de licor na sua boca, simplesmente foda!

STOUT:
São cervejas pretas, mas preta mesmo! Gosto de café, cacau e tostado, existem vários tipos de Stout, mas a mais famosa é a Guinness que para quem não sabe deu origem ao Guinness Book. Sim, o Guinness Book veio de uma cerveja, falando muito por cima, começou com quem bebia mais cerveja entrava no Guinness Book e como a zueira não tem limites, o livro foi tomando as proporções que ele tem hoje. Aí, cerveja mudando o mundo!

PORTER:
São pretas como as Stouts, porem são menos alcoólicas, geralmente 1% a 2%. Uma cerveja muito boa desse estilo é a Old Engine Oil, ela e interessante pois parece óleo de motor, e o dono da cervejaria dela, ele montava carros antes de criar a cerveja.

WEISSBIER:
Deixei essa por ultima por ultimo por um motivo simples, se você está começando a beber, comece por esse estilo. A Weissbier é uma cerveja a base de trigo, ela não é filtrada, portanto é mais opaca, são extremamente refrescantes e frutadas, não tem cerveja melhor pra começar no mundo da cerveja que esse estilo. A mais famosa aqui no brasil é a Erdinger, mas eu recomendo fortemente a Paulaner Naturtrüb e a Edelwiess que são fantásticas!

Caramba galera, o post esta XICANTE! E eu ainda não falei da metade de estilos de cerveja, existem tantos estilos e sub-estilos que eu não saio daqui hoje se for falar de todos.

Espero que tenham gostado, e eu vou deitar que a Ressaca hoje ta foda!

PROST!

ASS_DZA_NOVA