SR14

Filme visto em: 16 de Fevereiro de 2013 | UCI Jardim Sul / SP

SINOPSE
Os ataques terroristas sofridos pelos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001 deram início a uma época de medo e paranoia do povo americano em relação ao inimigo, onde todos os esforços foram realizados na busca pelo líder da Al Qaeda, Osama bin Laden. Maya (Jessica Chastain) é uma agente da CIA que está por trás dos principais esforços em capturar Laden, por ter descoberto os interlocutores do líder do grupo terrorista. Com isso ela participa da operação que levou militares americanos a invadir o território paquistanês, com o objetivo de capturar e matar bin Laden. Da mesma diretora de Guerra ao Terror, Kathryn Bigelow.

CRÍTICA RENEGADA
É bem complicado você ver um filme no qual todos sabemos que tem uma bela possibilidade de uma teoria da conspiração, ainda mais quando o assunto do filme é a tragédia do 11 de Setembro. O que pareceu que estragou o filme foi a morte real do personagem em perseguição, bin Laden. Na época do desenvolvimento do filme e do seu roteiro, foi confirmada a morte do bin Laden, ai tiveram que mudar o roteiro. Por isso o filme que começa de uma interessante, mostrando o jeito peculiar de torturas no qual o EUA fez para caçar o terrorista mais Pop da época e uma das protagonista mais fortes mostradas no cinema (nota que a agente “Maya” existe realmente, mais como ela ainda se encontra em atividade, o nome dele mudou no filme), a correria no final do filme para terminar acabou meio que desvalorizando o drama, sem contar o final no qual não era necessário. Vale a pena assistir por ser um dos filmes indicados ao Oscar esse ano (Aproveite o dia de promoção do cinema que você tem o costume de ir).

NOTA:  icon_pubjoe_clapicon_pubjoe_clap 

FICHA TÉCNICA

Diretor: Kathryn Bigelow
Elenco: Ricky Sekhon, Jessica Chastain, Joel Edgerton, Scott Adkins, Mark Strong, Jennifer Ehle, Chris Pratt, Taylor Kinney, Kyle Chandler, Édgar Ramírez, Harold Perrineau, Frank Grillo, Mark Duplass, Stephen Dillane, Jason Clarke, Lee Asquith-Coe, Fredric Lehne, Fares Fares, Callan Mulvey, Daniel Lapaine, Jessica Collins, Shabana Azmi, Mike Colter, Josh Kelly, Nash Edgerton, Jeremy Strong, Ben Lambert, Greg Bennett, Julian Lewis Jones, Martin Delaney, Akin Gazi, Nathan Nolan, John Schwab, Christian Contreras, Henry Garrett, Alexander Karim, Sean Mahon, David Menkin, Jeff Mash, Parker Sawyers, Ricky Sekhon, Phil Somerville, Wahab Sheikh, Alex Corbet Burcher, Yoav Levi, Nick Donald, Derek Siow, Jo Hart
Produção: Kathryn Bigelow, Mark Boal, Megan Ellison
Roteiro: Mark Boal
Fotografia: Greig Fraser
Duração: 157 min.
Ano: 2012
País: EUA
Estúdio: Annapurna Pictures