VitrineSR17

Filme visto em: 05 de Março de 2013 | UCI Anália Franco / SP

SINOPSE

 O filme aborda de forma inocente e poética coisas simples da vida, sob o ponto de vista de três jovens com síndrome de Down – Stalone (Ariel Goldenberg), Aninha (Rita Pokk) e Márcio (Breno Viola) -, colegas que se comunicam basicamente por meio de frases célebres do cinema, resultado dos anos em que trabalharam na videoteca do Instituto Madre Tereza, local onde vivem. Um dia, inspirados pelo filme Thelma & Louise, resolvem fugir no velho carro do jardineiro Arlindo (Lima Duarte) em busca de seus sonhos: Stalone quer ver o mar, Márcio quer voar e Aninha busca um marido pra se casar. Nesta viagem, enquanto experimentam o sabor da liberdade, envolvem-se em inúmeras confusões e aventuras como se a vida não passasse de uma eterna brincadeira.

CRÍTICA RENEGADA

Há várias maneiras de abordar preconceitos e quebrar alguns paradigmas impostos pela sociedade. E o cinema é um ótimo exemplo.
Colegas é, basicamente, um Road Movie, com cenas de comédia, recheado com referências cinematográficas como, por exemplo, Cães de Aluguel, Pulp Fiction, Cidade de Deus e Blade Runner.

Apesar da sinopse acima descrever um roteiro totalmente clichê, o espectador se depara com uma combinação de humor e ritmo, dispostos de um modo que as (várias) emoções que se sente no desenrolar da história são, notavelmente, verdadeiras. O filme demonstra, com uma sensibilidade surpreendente, como somos capazes de ir em busca de nossos sonhos  e que a felicidade está nas coisas simples, sem ser piegas.

Claro, há alguns erros de continuidade mas nada que atrapalhe a experiência de se ligar nos bons momentos da vida, ao som de uma trilha sonora excelente, com músicas do nosso maluco beleza, Raul Seixas.
É, definitivamente, o tipo de filme que todos precisam assistir e comprova que temos muito conteúdo bacana gerado pelo cinema nacional.

NOTA: icon_pubjoe_clap  icon_pubjoe_clap icon_pubjoe_clap icon_pubjoe_clap

FICHA TÉCNICA
Diretor: Marcelo Galvão
Elenco: Ariel Goldenberg, Rita Pokk, Breno Viola, Lima Duarte, Rui Unas, Deto Montenegro, Leonardo Miggiorin, Marco Luque, Juliana Didone, Christiano Cochrane, Alex Sander, Amélia Bittencourt, MarceloGalvão, Maytê Piragibe, Monaliza Marchi, Daniele Valente, Nill Marcondes, Pedro Urizzi, Roberto Birindelli, Elder Torres, Oswaldo Lot, Alexandre Tigano, Theo Werneck, Carlos Miola, Giulia de Souza Merigo, Simone Teider, Anna Ludmilla, Simone Teider
Produção: Marcelo Galvão, Marçal Souza
Roteiro: Marcelo Galvão, Ricardo Barreto
Fotografia: Rodrigo Tavares
Duração: 103 min.
Ano: 2012
País: Brasil
Gênero: Comédia
Distribuidora: Europa Filmes
Estúdio: Gatacine
Classificação: 10 anos