SP_ONEGOCIO_PQN

“A profissão mais antiga do mundo, precisa de novas estratégias…”

É com essa premissa que venho até vocês renegados, para falar sobre O Negócio. A mais atual série da nossa amada HBO e 100% nacional.

Como podemos definir esta série? Prostituição. As primeiras coisas que vem à mente das pessoas: “uma série pra substituir as cenas picantes de Game Of Thrones” ou “ah, série brasileira tinha que ser sobre putaria”. Pois é, vou dizer que pensei a mesma coisa de início. Mas após o segundo capítulo, percebi que esta seria uma série com bem mais a oferecer do que apenas belas cenas com mulheres nuas (muito belas…). A trama nos conta a história de Karin, uma garota de programa de 31 anos que em determinado momento se vê explorada por seu Booker (cafetão das prostitutas de luxo) e resolve trabalhar por conta própria. Após descobrir a existência do marketing, ela começa a estudar sozinha essa matéria e suas várias aplicações. Então ela descobre que se bem aplicado o Marketing pode não só aumentar e muito sua renda, mas revolucionar a sua profissão como um todo. Nasce então a empresa Oceano Azul, e Karin chama para a sociedade sua melhor amiga Luna e a espevitada e impulsiva Magali.

“não é só por que é a profissão mais antiga do mundo, que tem que ser a mais atrasada”

A série mostra três lados distintos, que são as histórias que desenvolvem a personalidade das protagonistas. Karin é uma mulher que está ameaçada em seu próprio mercado pois devido a sua idade, ela deve se esforçar ainda mais para ganhar algo pois os clientes dão preferência as “novinhas”. Por isso a Oceano Azul é sua principal aposta e ela fará qualquer coisa para que dê certo.

Luna é uma menina com um único objetivo. Se dar bem na vida de maneira fácil. Na frente da família, é a perfeita princesa universitária, causando orgulho nos pais e inveja no irmão mais novo. A noite porém assume seu verdadeiro emprego na boate. Consegue gabaritos de provas na faculdade em troca de favores sexuais e frequenta como bolsista um curso para gestão voltado a jovens herdeiros de grandes impérios, em busca de um marido rico.

Já Magali, já era acostumada a riqueza mas sua família faliu. Veio para São Paulo para estudar mas descobriu que ao se envolver na alta sociedade agindo como uma lady mas dando aos caras certos o que eles querem, o dinheiro que retorna é bem maior.

Ao longo da série, vemos as personalidades destas protagonistas evoluindo dentro de seus próprios universos, e em conjunto com os seus desentendimentos e tudo mais.

IMAG_ONEGOCIO

Mas acredito que um dos diferenciais da série é o fator Marketing. Assistindo a série conhecemos o assunto marketing de uma maneira interessante de uma forma como nunca vimos. Os conceitos a começar pelo Oceano Azul, sobre o mercado inexplorado, o diferencial de uma empresa. Outros conceitos básicos e práticos da aplicação da ferramenta de propaganda no momento e na hora correta. O que significa Focus Group? Para que serve? Acabamos compreendendo muita coisa interessante por osmose enquanto prestamos atenção nos peitos personagens e no enredo.

A HBO sempre foi famosa por produzir grandes trabalhos nas séries de TV, e o Brasil sempre foi famoso por produzir grandes filmes com temática adulta (erótica ou violenta). Com os dois unindo forças, o resultado foi muito mais interessante do que o esperado, unindo uma boa história com uma dose bacana de erotismo e muito conteúdo para quem gosta de informação, administração e principalmente Marketing.

ERIC_ASS